REVISTA PASSE

UM REVISTA AO REDOR DO MUNDO ONE MAGAZINE AROUND THE WORLD HAND IN HAND

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

TENDO O VENTO COMO TESTEMUNHA... (canto do Adeus)

..então pelo silêncio,
que dava ouvido ao vento,
eles notaram que era um Adeus....

e o vento..
que no vazio,
sempre se fez ouvir entre eles,
agora era mero ouvinte daquela despedida...

e o vento chorou...

comovente como o vento
mas a cena só a ele vento comovia

os dois se ofertaram as costas
e partiram, cada qual com seu próprio vento
içando velas estufadas

felizes…
para novas brisas ou tempestades

e somente o vento chorou....
(Henrique Costa - 2010)

domingo, 12 de dezembro de 2010

A MORTE DOS MOINHOS


A MORTE DOS MOINHOS
Henrique Costa

E QUANDO NÃO HOUVER
MAIS MOINHOS PRA SONHAR,
RUCINANTE PARA GALOPAR,
OU DULCINEA PARA DESEJAR

E QUANDO O REFLEXO DO ROSTO
VELHO DE QUIXOTE
REFLETIR-SE NO PEQUENO LAGO DE LÁGRIMAS

SIM, VELHO GUERREIRO
O SONHO ACABOU
E A REALDADE GRITA
COMO UM SOL ARDENTE NAS COSTAS

ERGUA-TE
VERME SOLITÁRIO E PATÉTICO
E ENCARE A REALIDADE DE FRENTE

ERGUA-TE
QUE NADA MAIS ÉS QUE UM VERME NO VENTRE DO MUNDO
E AS VISCERAS CONTINUARÃO DIGERINDO HOMENS
SEM ESPASMOS PARA VIGÍLIA DA TUA DOR

ERGUA-TE
POIS PUTREFATO ESTÁ RUCINANTE
VEÍCULO DO TEU SONHO
PERECENDO NA AREIA REAL E ARDENTE

ERGUA-TE
POIS O FRUTO DO TEU DESEJO
JÁ SE LAMBUJA NO LEITO DE OUTREM

ERGUA-TE
A BRANDIR O GLÁDIO EM ATAQUE
OU MORRA JUNTO COM OS MOINHOS E OS SONHOS

ERGUA-TE
NEM QUE SEJA PARA SONHAR
MAIS UMA REALIDADE FRIA
SEU VELHO INCORRIGÍVEL

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FINAL FELIZ


Vi uma frase essa semana no FACEBOOK, que me incomodou muito. Uma menina falando que ex namorado bom era ex namorado MORTO..
• Por que o fim dos relacionamentos duradouros sempre preocupam mais aos outros do que aos próprios envolvidos?
• Por que os finais tendem a ser “hostis” e cheios de “ódios”?
• Por que eu não concordo com isso?

Para responder tais perguntas me sinto a vontade para tecer mais um dos meus detestáveis textos. Todos que me conhecem sabem (ou deveriam saber) da minha mais completa descrença em várias coisas. Enquanto muitos se apegam a fé, eu conto apenas com meu raciocínio, que muitas vezes é traído pelo emocional. Enquanto alguns oram, eu busco alento no meu próprio ser. Não consigo agir de modo diverso e me sinto feliz em sempre me redescobrir. Erro (não sei se na média, abaixo ou acima dela), mas não delego meus erros e minhas soluções a ninguém.

Não acredito em “espíritos possuidores” ou em fantasmas, mas não obstante tal descrença adoro a palavra exorcizar.

Se me pedirem para definir alma, eu posso dizer que alma é aquilo que guardamos na mente, com relação aos outros e a nós mesmo. Apesar do mundo físico e palpável, não podemos descartar que existe algo a mais de cada um, dentro de nós. A pessoa amada, mesmo quando deixa de existir, continua dentro da nossa mente, em lembranças e sentimentos. E essa alma memorável pode se transformar em assombração, caso não for devidamente exorcizada.

Amaldiçoei o poeta (aquele ébrio), mas agora concordo que o Amor é chama (eterna enquanto dura). Vou ter a audácia (de sóbrio) tentar complementar o poeta. Infelizmente o amor não é uma chama única que se extingue por igual. Enquanto manifestação de duas pessoas distintas, o amor é análogo a duas velas que queimam em ritmos diferentes, posto que sofram influências e intempéries diversas. E quando a chama de uma vela se apaga primeiro que a outra, torna-se natural a perplexidade desta última. E o que fazer quando isso acontece? Deixar a vela sobrevivente queimar até o fim ou assoprá-la de imediato? Essa resposta não é fácil, e nem ao menos relevante. O mais importante é saber o que fazer com a cera produzida pelas velas, nela inclusa boas lembranças e possíveis frutos. A cera dessa vela não pode ser descarta ou incinerada.

A cera das velas deve ser moldada através do fruto e as lembranças boas devem enaltecer e valorizar o tempo em que as velas queimaram e forneceram luz ao mundo.

Com relação à alma que reside dentro de mim (que não seja a minha própria) devo exorcizá-la, para que ambos consigam acender novas velas para que o mundo continue iluminado. Por isso sopro minha chama, como quem sopra ferida que arde. Sopro, como quem dá alento e fôlego à vida de todos os envolvidos (até mesmo dos espectadores).

E para exorcizar minha alma penada, nada melhor que enaltecer a pessoa amada, para ter certeza absoluta que cada segundo ao lado dela valeu a pena. Encerro mais um capítulo da minha vida com uma ODE a alma que deixa o umbral da minha mente. Vai alma, acender chamas pelo mundo.

domingo, 5 de dezembro de 2010

CIZÂNIA, UMA FLOR SEM CHEIRO

Nunca gostei desta palavra! Nem do som, muito menos da sua significação. Sempre me pareceu nome de flor, mas flor de acidez e azedume. Cizânia! Não parece nome de flor metida a besta, tipo Gerânio[1]? Pois bem, todos sabem (ou deveriam saber) que Cizânia não é flor, nem como substantivo, muito menos na analogia. Cizânia é desarmonia e confusão. Quem semeia Cizânias gosta de criar o caos nos campos floridos, o trovejar nos céus límpidos e a desarmonia entre as pessoas.

A Cizânia da minha botânica particular se cultiva em solo fértil. Não se aflora Cizânia em solo estéril. Onde não há harmonia, não há de se falar em criar desarmonia. Portanto, a semente de Cizânia necessita de um solo fértil e rico em harmonia. A flor original da Cizânia, esta sim, fica cravada em solo estéril e seco, mas a Sábia Natureza fez questão de sempre colocar um solo seco e pobre, ao lado de campos floridos e belos. O que seria da Cizânia sem uma vizinhança harmônica. Seria a extinção da espécie, Oras! Mas a natureza em sua sapiência pensa até mesmo na preservação das pragas e correlatos. Do alto de seu solo putrefato e estéril, a Cizânia lança seus polens para os campos floridos ao seu redor, que insistem em verdejar e florir. Atingidas pelos polens nefastos, algumas flores se abatem e murcham, outras se consomem em não desabrochar, mas no geral o campo continua belo e florido, para martírio eterno da Cizânia.



Eu como um fervoroso jardineiro, continuo ávido por flores. Já cultivei algumas poucas e delas domino não o cultivo, mas apenas a lembrança da beleza e do prazer do aroma. Das rosas já ganhei ferimentos fatais de espinhos, mas também o prazer de pétalas sedosas. Das margaridas lembro do bem me querer oscilante a cada desfolhar da paixão finita. Até mesmo da flor de laranjeira guardo o aroma da simplicidade e alegria. Mas da Cizânia, esta flor adjeta, busco distância. Pode até mesmo apresentar Beleza e roubar aroma de outras essências, mas a Natureza (onisciente, onipotente e onipresente) com sua infinita sabedoria, faz justiça à harmonia e sempre denota à flor tão vil:



Beleza efêmera e fulgás

Sempre murchando

Primeiro que as demais



Às flores do meu jardim, um eterno beijo deste zangão zangado,

poleminizador polêmico, mas sobretudo amante de aromas harmônicos.

BZZZZZ – Carlos Henrique Ferrão Costa - BZZZZ


[1] Flor com nome masculino. Não tem como simpatizar também com tal arremedo de flor.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Amizade com A maiúsculo (mas não másculo)

O Homem que só tem amigos (do gênero e biótipo)
Se limite a apenas um universo existente.
O homem que tem amigas , se não desvenda (algo impossível)
pelo menos esboça um conhecimento do Universo feminino

O homem que só tem amigos sempre contará com companheirismo
O homem que tem amigas sempre contará com compreensão

O homem que vê em amigas somente uma potencial amante
Limita-se a sua própria mediocridade machista

O homem que tem amigas ganha reforço no lado feminino
e pode até dispensar o seu (embolorado e atrapalhado)

O homem que tem amigas não sofre com desilusões e engodos,
pois conta sempre com a rivalidade natural entre o gênero feminino

O homem que tem amigas
não sucumbe na Guerra dos sexos,
não é alvejado por pistoleiras
não perde cabeça em guilhotinas
nunca cai em ciladas sentimentais

O homem que tem amigas
tem espiões no front inimigo
tem consultoria privilegiada
visão bilateral

O homem que tem amigas
Tem mais chance de ser melhor amante,
Melhor amigo, melhor marido,
melhor filho, melhor ser

O homem que tem amigas
longe de ser afeminado
É muito mais homem

Obrigado, minha amiga

Carlos Henrique Ferreira Costa

sábado, 28 de agosto de 2010

AGORA 101% ATEU ...GRAÇAS A PESSOAS COMO O DATENA

Notícia:
O jornalista Datena criou um enquete em seu programa para as pessoas responderem se acreditavam em Deus ou não. Quando viu que muita gente estava votando “não”, ele começou a falar:
“Como nós temos mais de mil ateus? Aposto que muitos desses estão ligando da cadeia.”
“Ateus são pessoas sem limites, por isso matam, cometem essas atrocidades. Pois elas acham que são seu próprio Deus.”
“É só perguntar para esses bandidos que cometem essas barbaridades pra ver que eles não acreditam em Deus.”
“Quem é ateu pode desligar a televisão, ou mudar de canal, pois eu não faço questão nenhuma de que assistam o meu programa.”
O jornalista ainda afirmou que a pessoa que não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Disse que ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos”. Disse que a culpa da violência e da corrupção do nosso país é dos ateus. Além disso ele disse que respeita todo mundo, mas se tem uma coisa que ele não gosta é “gente que não acredita em Deus porque não pode ser uma pessoa boa”.
Minha opinião:
Seria cômico se não fosse trágico. Eu só vi esse programa do DAPENA, ao vivo, porque estava de férias na casa dos meus pais. Senão nem perderia meu tempo. Fiquei indignado: pq o cara me chamou de asssassino na frente de minha família. Mas até mesmo a opinião infeliz daquele sujeito eu respeito. Não perdoo é o crime inconstitucional que ele cometeu e vou até a última instância legal para puní-lo. A denúncia já está feita no Ministério Público (por várias pessoas) e contra fatos, não existe argumentos. Utilizar um meio de comunicação de Massa, (concessão de Estado Laico) para ferir claramente o texto constitucional e ofender milhares de cidadãos pagadores de imposto e compradores de produtos, é passível de punição exemplar: Artigo 5 – VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença (acreditar que não existe é crer; é ter uma convicção, uma consciência naquilo em que acredita ou deixa de acreditar) sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias; VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; Essa mesma Constituição permite ao Sr. DAPENA de falar suas sandices: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; mas a opinião deve ser responsável e não ofender ninguém. O que não foi o caso do DAPENA... V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; Professar estupidamente em um meio de comunicação de massa, que todo ATEU é assassino, (apesar de ser a opinião dele, garantida por lei) ofende milhares de pessoas diretamente. Que para processá-lo (com indenizações de imagem inclusive) basta apenas que as mesmas não sejam assassinas. E quando um imbecil de plantão começar a atacar e lesionar ateus ao redor do Brasil, inflado pelo discurso demagógico e fanático do Sr. DAPENA. Hitler inflou e inflamou uma nação, com discurso igualmente estúpido e inconsistente. O Discurso do Sr. Dapena é similar ao de qualquer fanático radical. O ato é similar a chutar a SANTA em Rede Nacional. Ateu paga imposto e compra produtos. Já chegou a hora de exigirmos o mínimo de respeito dessa sociedade. Vivemos em uma era de respeito às minorias e me aparece um “sujeito” desses pregando a intolerância e a estupidez. BASTA!! Essa intolerância religiosa nunca levou a humanidade a nada. Inúmeros ateus fizeram o progresso da medicina e da humanidade, ao lado de fervorosos adeptos das mais variadas religiões (até crentes em “imperfeitos”deuses gregos, cheios de vícios humanos). Eu sou ateu e dou total liberdade aos meus filhos de acreditarem naquilo que quiser. Só peço que não sejam fanáticos cegos. Antes de me preocupar com a fé deles eu prefiro preocupar com a MORAL. Que sejam cidadãos conscientes e pessoas que professem o BEM, não intolerância e DOGMAS incoerentes, de qualquer espécie ou corrente ideológica (mesmo ateia). Abomino intolerância. Relaciono-me bem com qualquer culto (que deriva de Cultura) e devemos aprender a respeitar essas diferenças culturais. Não precisa concordar, pois não concordo com seu culto, mas é extremamente necessário respeitar. Já casei com evangélicas, minha família é católica e não vejo como poderia ser contra essas pessoas. O contrário tem que ser respeitado também. Por que cada vez mais fica claro que a intolerância tem origem, rumo e direção específica. Pessoas como o SR. DAPENA, além de dignas de dó, cometem um desfavor total contra a própria religião e suas benesses inegáveis. Ter fé ou não, vai muito além disso. É de cunho pessoal e filosófico. Filosofia não tem corrente dominante.) Deve ser enaltecida pela própria essência da mera busca. E pronto!!! Não tem lógica procurar a verdade dentro do seu próprio umbigo e execrar o entorno. Considero que todos têm o direito de crer ou não crer.. existem ateus criminosos.: com certeza, mas deve ser em proporção muito menor que pessoas moldadas no fanatismo, na histeria e na intolerância, (tão bem representada por certos posts e comentários na Internet e TV).. MORAL E ETICA NAO TEM NADA A VER COM CRENÇA RELIGIOSA. MORAL muito menos está atrelada a religiões. O assunto é fruto de estudo de varias filosofias, correntes e filósofos há milênios.. parem de semear ignorância e intolerância... Terroristas radicais (de qualquer religião ou ideologia) é que matam inocentes diariamente, com carros bombas, preconceitos e discursos de ódio na TV. Essa postura maniqueísta (BEM e MAL, explicação para o DAPENA, que não deve saber o que é) colocando a religião como salvação e a descrença do outro lado, não funciona.. não se esqueça que quem acredita em DEUS, fatalmente acredita em Satanás, chefe dos “MAUS”. eu tenho minha linha de pensamento que ambos não existem, mas nunca fiz campanha para CATEQUIZAR novos ateus (razão que já citei, que meus filhos tem total liberdade para seguir a religião ou corrente que quiser)..muito ao contrario de cristãos que queimaram e torturaram para converter novos seguidores (pelo medo e não pelo amor, né, amigo moralista DAPENA. Que campanha publicitária eficiente hein).mas isso é creditado aos membros de uma igreja.. jamais iria generalizar.. como algumas pessoas fazem (Né DAPENA).. Alias GENERALIZAR é a essência da discussão aqui presente. Somente um Estúpido completo generaliza tanto, e olha que não estou generalizando, pois estúpido completo é coisa rara de se ver... Generaliza assim somente, e tão somente, um senhor adiposamente privilegiado, que foi presenteado com um horário em canal de comunicação e fica vociferando demagogias, mas nada faz para mudar a situação de seu país.. BERRAR e fazer careta e fácil amigo. “Ou eu estou errado?!”..rsrsr...Minha frase predileta é: EU CONCORDO QUE EXISTAM PADRES PEDOFILOS, MÉDICOS MERCENÁRIOS, INDUSTRIAIS GANANCIOSOS, GAÚCHOS HOMOSSEXUAIS, MULHERES PROSTITUTAS, JORNALISTAS ESTÚPIDOS E POLICIAIS CORRUPTOS... MAS SE VOCÊ INSISTIR EM GENERALIZAR VOU CONSIDERAR QUE A RAÇA HUMANA é ESTÚPIDA, LIMITADA E IRRACIONAL COMO VOCÊ.. Eu até perdoaria o cara, por que ele faz programa ao vivo e não tem controle emocional nenhum. Ele é dominado por uma maquininha de IBOPE que fica ao lado do palco, e imaginem o cara concatenar um ponto na orelha, um rabo de olho na maquininha, um link com delegado do DEIC, outro com o Dr. Edson Moreira, mais outro com o comandante no ar.. kkk. é muito pro encéfalo adiposo do cidadão.. DAPENA, que seu Deus ilumine sua cabeça com clareza e razão, porque por conta própria vai ser muito difícil pra você. Algumas pessoas precisam realmente de Deus, pq só ele seria capaz de salvar tanta ignorância e desinformação. DAPENA, um pedido, no ar, de desculpas seria aceito de bom grado e sanaria o estrago que você causou. Mas pela sua postura acho muito difícil, “não é mesmo!”. Pessoas como DAPENA professam o ódio e a intolerância, e é dessa amálgama de sentimentos ruins, que são feitas as guerras e as mazelas humanas. Eu estou fora! Prefiro cultivar amor e amizades, ou no mínimo uma vida de bom senso e ações coerentes. Meus amigos e parentes, crentes, cristãos, judeus e ateus, me conhecem e sabem da minha MORAL. Alias, pensando nisso, eu nem sei da convicção religiosa de todos que estão a minha volta, e imagino que muitos nem saibam a minha (até agora). Veja como é irrelevante isso. Ações falam mais que convicções.

CALA BOCA DATENA!!!
E VÁ PARA O SEU INFERNO PARTICULAR.
VIA MINISTERIO PUBLICO.

E SE DEUS EXISTIR (POIS TENHO A SENSATEZ DE ACHAR QUE POSSO ESTAR ERRADO) ESPERO QUE ELE REALMENTE SEJA JUSTO E CONSIDERE MAIS AÇÕES DO QUE BALELAS PROFERIDAS. PQ DE BALELAS E DISCURSO DAPENIANOS O INFERNO DEVE ESTAR CHEIO. Eu poderia deflagrar um monte de impropérios (merecidos) contra a sua pessoa, para aplacar minha raiva. Mas eu prefiro ser superior. SEJA FELIZ E RACIONAL, AMIGO. e toda a vez que você se perguntar no seu programa: “Ou eu estou errado?” trabalhe com a premissa de que vc realmente poderá estar errado..

E ainda aparece um recruta de cruzada, postando na NET, dizendo que cristão não persegue Ateu. Inquisição de séculos foi o que “amiquinho”?? Vai estudar amigo. Aproveita a Internet e leia sobre inúmeros queimados na sua Santa Inquisição. Para de comprar pacotes de dogmas e pensamentos formatados, igual compra Office.

sábado, 24 de julho de 2010

posts requentados

Texto que postei (no meu site)...praticamente no século passado, mas que continua atual..toda vez que essa tal de INjustiça me lança suas garras, eu cismo em protestar..

A PROSTITUTA CEGA

Dizem, os Arautos, as Bulas e os compêndios, além da pretensa divina voz popular, que: A Justiça é Cega.
A Justiça: aquela dama que tal analogia cegou com um trapo, talvez de linho, quiçá de Chita ou Seda Pura.
A moça férrea que, cega, empunha a Libra e a Espada, sentada altiva no Planalto Central.
Tal dama não consegue vislumbrar com seus olhos, talvez azuis, improvavelmente negros; a fisionomia , cor ou vestimenta de seu "cliente" ; mas suas narinas de traços finos podem aspirar a fragrância de perfumes magistrais, distinguindo-os do odor, sem encanto, do suor criado na labuta.
Ela com seu tapa-olho, que ilude o honesto, com promessas de eqüidade, utiliza também sua voz firme e impostada, diluída numa linguagem, que devido a sua avançada idade, antecede a todo Arcaísmo.
Ela indaga ao varão que ultrapassa a porta de sua alcova: "És tu homem de posse? Pois se és não temas meu poder, não entregues a contenda. Toma meu seio e sorva todas as benesses do meu encanto. Se te faz vontade, arrebata também, sob meu manto, minha virtude, que não padeço de preservá-la."
A cortesã de luxo, como vemos, apesar de cega, mantêm o olfato e discurso apurados. Mas o maior prodígio da dama é a audição, comprovada maravilha. Se ouve o tom bem redigido e estruturado; o timbre de soberba, orgulho e outras vaidades, inerentes aos ocupantes do ápice piramidal , rápida e eficaz, apruma a balança e tece veredictos, lançando seus longos braços ao redor de seu amante. Mas, se, eficaz ouvido, percebe o sotaque da humildade, trava-se os sentidos, cega a boca, cala o ouvido, e os braços empunham o gládio em movimentos frenéticos, como cego em busca de obstáculos, tal qual nobre a repelir a peste. E nessa regência, com batuta de fio cortante, mutila partes, corta membros, não se entregando a cliente tão aviltante. Nega-lhe o colo, recusa-lhe o prazer do serviço.
Mas um, inebriado por sua beleza, escala seu dorso de granito, e estupra-lhe, com um beijo, a boca fria. Não para lhe provocar o gozo ou asco, mas para lhe inflar um pouco de humano.
EM VÃO. Como boa profissional do ramo não se deixa levar por sentimentos ou carícias. Só se seduz por tilintares, e que não seja das patacas comuns, que alimentam os sonhos em caça-níqueis, mas das moedas douradas, valiosas, nos casos em que dólar não houver.
Tal Dama alivia o prazer dos clientes banhados em áureo perfume, sem necessidade de ver suas faces carcomidas de chagas morais. Mas, não se deita jamais, mesmo com mais belo mortal, que exale o insalubre cheiro da pobreza.
E para finalizar, como é sempre bom, em casos de ditos populares e livros avaliados por milênios, concordamos: A JUSTIÇA É CEGA ... mas cheira muito bem, obrigado.
Carlos Henrique Ferreira Costa

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MAIS UMA DO JARDEL, O BIBLIOTECÁRIO


ELE SONHAVA EM SER HISTORIADOR.. NA VERDADE ARQUEÓLOGO NO ESTILO INDIANA, MAS NÃO SABIA BEM COMO SE TORNAR UM... AGORA SOFRE DELÍRIOS DE HEROISMO, ENQUANTO ESPANTA AS TRAÇAS DOS LIVROS...
MAS SEGUE A RISCA ALGUNS ENSINAMENTOS MINISTRADOS PELA PROFESSORA JULIA...

BLOG DO JARDEL, O BIBLIOTECÁRIO


DE FÉRIAS,, DECIDI DEIXAR A PREGUIÇA DE LADO (OU QUASE) E VOLTAR A MOVIMENTAR ESSE BLOG.. NA VERDADE CRIEI O BLOG DO BIBLIOTECÁRIO.. VAMOS VER SE ANIMO.. ESSE CAMARADA AI EM CIMA É O JARDEL, O BIBLIOTECÁRIO.. TRAÇO TOSCO, TECNOLOGIA DE PONTA (DE ESTOQUE).. O BLOG DELE ESTÁ AI EM BAIXO..

http://bibliotecario.blog.com.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SALTO EM BOITUVA


O SALTO QUE EFETUEI EM 28/04/2010

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PUXA!!! nem percebi que deixei isso aqui abandonado tanto tempo.. vou tirar a poeira e as teias de aranha!!!!